Pobre, pois só tem dinheiro



Resolvi contar um causo 
Que acho interessante 
Quem me contou não recordo 
Foi num tempo até distante 
História de certo Tião 
Contador de profissão, 
Num descansava um instante. 

Tinha uma sala bonita 
Com móveis de fino trato 
Vários quadros na parede 
Nenhum deles com retrato 
Alguns objetos de arte 
Num canto da mesa a parte 
Várias cópias de um contrato 

Mas Tião não era só 
Tinha uma bela família 
Uma esposa apaixonada 
Um filho e uma filha 
Bela casa de morar 
Um verdadeiro lar 
Seu paraíso era sua ilha 

Trabalhava dia e noite 
Muitos papeis na estante 
Lia, conferia e assinava 
Tudo era importante 
E o que era seu ofício 
Virara um sacrifício 
Quase que num instante 

Em meio a tanto conforto 
Dessa vida até pacata 
Tião não se dera conta 
Que essa carreira chibata 
Pedia mais do que dava 
Que quando ela pegava 
Se não aleijar, mata. 

Já cansado de seu dia 
Saia pra caminhar 
Com a roupa do trabalho 
Só pra tomar um ar 
O telefono tocava 
A mulher que perturbava 
Perguntando do jantar 

- Alô, quem tá falando? 
Já era a mulher zunindo 
- Por enquanto só você, 
Eu mesmo só tô ouvindo! 
Daí era a briga besta 
Que começava na sexta 
E ía até o domingo. 

Então Tião refletiu 
- Tô trabalhando demais! 
Vou cuidar da minha família! 
Do resto eu corro atrás! 
Nunca sei do futuro! 
E se amanha caio duro? 
Meu legado quem faz?

Então tomada a certeza 
Mudou sua atitude 
Certo da vida curta 
Pois não tinha juventude 
Homem de muita idade 
Que não aceita a verdade 
Sabe porque se ilude 

Passou a trabalhar menos 
Lavar sua própria calçada 
Dar um trato na espora 
Como outrora namorada 
Fazer companhia aos filhos 
Sentar e comer sucrilhos 
Não reclamar mais de nada 

O dinheiro era menor 
Mas isso não importava 
Tião estava feliz 
Do resto depois cuidava 
Num sente um pingo de saudade 
Da rotina de maldade 
De quando só trabalhava 

Se você meu amigo 
Também trabalha o tempo inteiro 
Num vá se acabar por isso 
Cuidado com esse vespeiro 
Num vá terminar sua vida 
Pessoa triste e deprimida 
Pobre, pois só tem dinheiro. 

Valmir Soares Jr 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça amor, nu!

Mulher de verdade