Eu Idoso



Vamos lá, faça uma construção mental junto de mim: Imagine-se com 70 anos – Isso! – cabelos brancos (ou nenhum cabelo), alguns movimentos trêmulos e outras características que são peculiares à idade avançada. 

Agora, partindo do entendimento que você já tem, atualmente, um grande conhecimento de vida, quão grande será seu conhecimento aos 70 anos? 

Imagine todas as escolhas não tão boas que você terá feito e a vontade de alertar aos outros! Retome passagens nas quais você certamente praticará atos dos quais se arrependerá e como seria importante recomendar a seus amigos que sigam seus conselhos! Reflita sobre todo conhecimento acumulado em uma vida e como esse tesouro pode ser benéfico aos seus amigos e familiares! 

Lembre-se também das mágoas, e como elas corroem a alma e roubam a felicidade de cada momento de vida! Concentre-se na lembrança da perda das pessoas amadas, ou nem tanto, mas que foram de forma trágica sem que você possa ter uma última conversa agradável, quando se perceberá que o tempo é severo e cruel! 

Acontece, que aos 70 anos, seus amigos ou já morreram ou são tão sábios quanto você, e as novas gerações não te dão ouvidos por te achar ultrapassado. Alguma semelhança com a sua vida atual? Pois é! Esses somos nós, uma sociedade que regride cada vez que um idoso deixa de ser escutado. Que se machuca por não dar atenção aos conselhos dos mais sábios. Que acredita veementemente que cada idoso é um peso, uma mão de obra obsoleta, um estorvo. 

Esse pode não é um pensamento único, mas é dominante. Felizmente, muitas pessoas sabem o quão importante é a pessoa idosa. 

Essas pessoas tem para si um relicário de sabedoria em um corpo frágil, uma sensibilidade de enxergar os frutos que a pessoa idosa pode proporcionar só estando mais próximo dela. 

Então, sejamos menos hipócritas, saibamos reconhecer a riqueza que existe numa conversa com uma pessoa mais velha, idosa, e que a partir dela muitas lições podem ser retiradas e alguns sofrimentos evitados. 

Quem sabe as novas gerações aprendam com as nossas atitudes, até porque amanha o “idoso” será todos nós. 

Valmir Soares Jr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça amor, nu!

Pobre, pois só tem dinheiro

Mulher de verdade